-
Arquitetos: TAAs arquitectos, Javier + Alia García Germán
- Área: 22675 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma nova área de expansão no sudoeste de Madri, próximo à rodovia M-40. Apesar de ser uma localização urbana, está situado ao lado de grandes vazios —como o aeroporto de Cuatro Vientos— que são dissipadores efetivos de calor. Além disso, situa-se numa suave encosta voltada ao sul, tendo uma boa orientação solar.
As grandes dimensões do programa e do terreno conduzem à fragmentação do projeto em duas peças que, adaptando-se ao perímetro do lote, configuram-se em duas praças localizadas em diferentes cotas conectadas por uma arquibancada.
Devido à grande profundidade dos blocos de habitação, propõe-se criar uma rede de espaços públicos interiores que introduz ventilação e iluminação no interior do edifício. Esta rede, composta por corredores e condensadores, tem ligação direta com as praças, formando espaços que vão congregar a interação social do complexo. Para a localização desta rede de instalações, foram levados em consideração os ventos frescos do nordeste que sopram nas noites de verão em Madri, e que têm a possibilidade de resfriar passivamente o interior do edifício. A rede foi projetada parametricamente para garantir seu bom desempenho climático.
O edifício é construído com a cultura material dos caliches, arenitos e calcários do sul de Madri. Isso leva ao desenho de um edifício monolítico e maciço que é construído com painéis de concreto pré-moldado montados a seco das estepes áridas acinzentadas ao sul do rio Tejo. Esses mesmos materiais compõem o bloco de concreto que forma o térreo e as redes internas. A honestidade dos materiais é reforçada pelo interesse na sua conservação, dispondo os painéis de concreto com um pequeno suporte que contribui para sua limpeza e manutenção.